Ubatuba está localizada no Litoral Norte do Estado de São Paulo. Ao norte, faz divisa com a cidade de Paraty, no Rio de Janeiro e ao Sul, com Caraguatatuba. 

Ubatuba tem 83% de seu território fazendo parte do Parque Estadual da Serra do Mar (com Mata Atlântica preservada). São 102 praias, muitas delas ainda praticamente intocadas, e outras bem badaladas. Algumas ilhas são de acesso muito fácil. Ubatuba possui ainda muitas cachoeiras e trilhas, convidando o turista a ter muito contato com sua natureza exuberante!

A cidade é ainda pequena, com cerca de 85.000 habitantes. O município está limitado de um lado pelo oceano e do outro pela Serra do Mar. Trata-se de uma estreita planície com 80km de comprimento e no máximo 10km de largura, entre o mar e a Serra. As praias dão nome à vários bairros.

A Praia Grande é a praia mais procurada da cidade e tem muito movimento no verão e feriados. Nosso hotel está aqui, ao final de uma rua sem saída em um local mais tranquilo a 250m do mar. No canto esquerdo da praia, o Canto do Baguari, estão as ondas mais altas e é onde os surfistas se encontram. Toda a praia é urbanizada com calçadão e quiosques.

Saindo da Praia Grande, em direção ao centro, na Praia do Itaguá encontramos muitos restaurantes e bares. Ali se encontram o Aquário de Ubatuba e o Projeto Tamar, ótimas opções de passeio pós praia. Possui uma linda orla, com calçadão excelente para caminhadas e práticas esportivas! Logo depois do Aquário há um centro turístico muito bonito, com lojinhas e locais para se comer também, excelente para se passear à noite.

Ubatuba possui um aeroporto, no centro da cidade. Em 2018 teremos uma linha aérea semanal entre Ubatuba - São Paulo, São Paulo - Ubatuba.

O Centro da Cidade possui alguns prédios históricos, com destaque para o casarão da Fundart. Na mesma região está o Mercado Municipal de Peixe, na ilha dos pescadores, um excelente passeio.

Ao Norte da cidade encontramos menos bairros e praias mais afastadas e desertas. Itamambuca é a praia mais próxima com alguma estrutura turística. Depois dela surgem pequenas concentrações e vilas de pescadores, como Ubatumirim e Picinguaba. Já dentro do PArque, a Praia da Fazenda é totalmente deserta e de rara beleza.

A vocação para o ecoturismo e turismo de esportes se faz cada vez mais clara. O birdwatching (observação de aves) é uma das atividades que chama a atenção na cidade. Ubatuba tem sido palco de competições de trail run e triatlon também, além de provas de SUP e natatórias.

Localização de Ubatuba no Mapa de São Paulo

Você Sabia? Ubatuba é a primeira cidade no Brasil a ser tocada pelo Trópico de Capricórnio

Onde Fica Ubatuba?

Em um local privilegiado... entre a Mata Atlântica conservada do Parque estadual da Serra do Mar e as mais de cem praias de seu litoral. A cidade fica a apenas 240Km da cidade de São Paulo e a 100km de Taubaté. Veja a tabela de distâncias abaixo:

São Paulo 240Km
Rio de Janeiro 310Km
Taubaté 100Km
São Sebastião 75Km
Ilhabela 78Km
Caraguatatuba 52Km
Paraty 71Km
Angra dos Reis 158Km
Santos 205Km